• Quando o trabalho supera desconfianças e cala ataques

    Pelo menos 40% das prefeituras da Paraíba não vão pagar o 13º salário dos servidores. Até mesmo a prefeitura de Campina Grande deixou muitos servidores de fora...

    Pelo menos 40% das prefeituras da Paraíba não vão pagar o 13º salário dos servidores. Até mesmo a prefeitura de Campina Grande deixou muitos servidores de fora do abono. Outras tantas estão praticamente trabalhando somente para pagar a Folha de Pessoal. Investimento e obras nem pensar. Algumas mergulhadas em crises éticas e manobras.

     

    No município de Conde, um dos mais importantes do Litoral Sul do Estado, a coisa anda bem diferente.

     

    Os salários foram pagos durante todo ano dentro do mês trabalhado, além disso, os atrasados deixados pela gestão anterior foram colocados em dia; o décimo terceiro foi pago em duas vezes, mas de forma antecipada e não atrasada, metade em junho e metade antes do prazo estabelecido por lei agora em dezembro; o piso dos professores passou a ser respeitado; PSFs foram abertos; Orçamento Democrático instituído; obras paradas retomadas; a parceria administrativa com o Governo do Estado foi ampliada e além do binário e do abastecimento de água já implementados, o Conde está ganhando a pavimentação dos acessos as praias, revitalização da PB e urbanização da orla.

     

    Do ponto de vista político, a prefeita Márcia Lucena conseguiu instituir uma relação republicana com a maioria dos vereadores, respeitando a autonomia da Câmara, sem se deixar ser refém e um exemplo disso foi o arquivamento de um pedido de abertura de CPI para apurar denúncias de irregularidades na contratação de empresa para recolhimento de lixo na cidade, serviço esse que andava de mal a pior no Conde. Sem barganha, a Câmara arquivou o pedido seguindo parecer da procuradoria juridica da Casa.

     

    Isso tudo foi fácil? Foi nada, pelo contrário, quem acompanhou, embora que de longe através da imprensa ou pelo relato amigos como eu, sabe do quão difícil foi e a luta que a gestão travou para mudar paradigmas sendo incompreendida muitas vezes, e enfrentando ainda o aproveitamento de “defuntos políticos” que quiseram sair da tumba para tentar voltar a assombrar o povo de Conde.

     

    Porém o trabalho superou tudo isso, e a prefeita Marcia Lucena venceu seu ano mais difícil da gestão, com certeza, já que conseguiu tudo isso com um orçamento elaborado pela desastrosa gestão anterior a sua, a partir do ano que vem, passa a trabalhar com o seu planejamento.

     

    Aliás, esse foi outro grande feito da prefeita, aprovou de forma tranquila a Lei Orçamentária Anual, sem enfrentar problema, como por exemplo a prefeitura de João Pessoa enfrenta na Câmara da Capital.

     

    Quem se voltou contra isso e de forma até covarde tentou sujar a gestão no Conde com ataques pessoais a prefeita, teve que se calar por força da justiça, mas sobre tudo pela força do trabalho.

    Neste artigo

    Participe da conversa