• Porto de Cabedelo embarcará 31 mil toneladas de ilmenita  para Europa

    O Porto de Cabedelo se prepara para duas operações que irão embarcar 31 mil toneladas de minério ilmenita para a Europa. O minério é extraído...

    O Porto de Cabedelo se prepara para duas operações que irão embarcar 31 mil toneladas de minério ilmenita para a Europa. O minério é extraído no município de Mataraca, litoral norte da Paraíba, e terá como destino final a França e a Ucrânia. De acordo com informações da gerência de operações da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), a primeira operação vai embarcar 18 mil toneladas para a cidade de Rotterdam, na Holanda, de lá segue para a França. Logo em seguida, mais 13 mil toneladas da ilmenita serão embarcadas para a Ucrânia em outra operação.

    De acordo com a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, o Porto de Cabedelo vem ampliando as exportações e isso é de fundamental importância para o desenvolvimento da Paraíba. “Os diversos investimentos que vêm sendo realizados no Porto de Cabedelo, com recursos do Governo do Estado e da Companhia Docas, têm aberto novas possibilidades e ampliado as operações”, destacou.

    No ano passado, a Docas-PB registrou um aumento de 60% nas exportações realizadas por meio do Porto de Cabedelo. Além da ilmenita, o Porto serve como canal de exportação para outros produtos, como o granito, que também é extraído na Paraíba.

    Ilmenita – A ilmenita é o mineral de titânio de ocorrência mais comum e abundante. 88% da produção mundial de titânio é obtida da ilmenita. No Brasil os principais municípios produtores são: Mataraca (PB); São Francisco de Itabapoana (RJ) e Santa Bárbara de Goiás (GO).

    Movimentação – A Companhia Docas da Paraíba registrou um aumento na movimentação de cargas no Porto de Cabedelo na ordem de 23,98% em relação ao mesmo mês do ano passado. Num total, foram movimentados no porto paraibano somente nos mês em curso 87.870 toneladas de produtos entre granéis líquidos e sólidos, além de granito, que foi exportado para Itália. No ano passado, o mês de fevereiro registrou uma movimentação de 70.873 toneladas.

    A movimentação no Porto no mês de fevereiro envolveu a importação de 30.765 toneladas de petcoke dos Estados Unidos e de 31.502 toneladas de trigo da Argentina; a cabotagem de 48.270 de derivados de petróleo e a exportação de 4.833 toneladas de granito para a Itália. Em 2018, o terminal paraibano já movimentou 162. 669 toneladas.

    Neste artigo

  • Participe da conversa