• CMJP pode mudar regimento para punir o vereador que divulgar ‘fake news’

    Com a preocupação de combater a disseminação de notícias falsas, comumente chamadas de 'fake news', o vereador Tibério Limeira (PSB) afirmou em pronunciamento, na sessão de ontem,...

    Com a preocupação de combater a disseminação de notícias falsas, comumente chamadas de ‘fake news’, o vereador Tibério Limeira (PSB) afirmou em pronunciamento, na sessão de ontem, (24), que vai propor mudanças em normas da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para promover mais rigor na divulgação de notícias feitas pelos parlamentares na tribuna.

     

    O parlamentar ressaltou que as ‘fake news’ são práticas que buscam a desinformação a fim de espalhar boatos nos meios de comunicação. Destacou que notícias falsas sempre existiram, mas que atualmente existe um poder de multiplicação que antes não tinha. Tibério Limeira enfatizou a responsabilidade que o parlamentar tem de não contribuir com esse tipo de prática.

     

    “Nós temos um papel fundamental no combate de notícias falsas, antes de divulgar qualquer notícia, é fundamental que a gente cheque a veracidade dessas denúncias, fazer o que a boa política manda. Temos a obrigação de fazer essa checagem e não utilizar a tribuna como disseminação dessas notícias”, afirmou.

     

    Segundo o vereador, foi a partir daí que surgiu a ideia de modificar normas da CMJP enfatizando o combate à disseminação de notícias falsas. “Amanhã apresentarei uma emenda ao Regimento Interno da Casa e uma alteração no Código de Ética e Decoro Parlamentar para começar a combater esse tipo de prática a partir daqui”, explicou.

     

    “Somos 27 vereadores e representamos mais de 800 mil pessoas. Isso não nos torna melhores do que ninguém, mas aumenta nossa responsabilidade. Temos que estimular a visão crítica das pessoas e não aumentar a desinformação. É preciso elevar o senso crítico e combater duramente as ‘fake news’, essa prática que tenta desestabilizar nosso processo democrático”, concluiu.

     

    A vereadora Sandra Marrocos (PSB) e os vereadores Carlão (PSDC), Marcos Henriques (PT) e Lucas de Brito (PV) concordaram com a importância do combate à disseminação de notícias falsas. “A mentira não pode ter espaço nesta Casa, independente das bandeiras que os vereadores defendam”, destacou Carlão antecipando sua simpatia quanto ao teor dos projetos a serem propostos por Tibério Limeira.

     

     

     

    Neste artigo

  • Participe da conversa