• 3%

    Quem já viu...

    Quem já viu ou está vendo a série 3% da Netflix? quem responder positivamente e tiver um senso crítico sobre nosso país e conhecer um pouquinho da nossa realidade e história, vai chegar a mesma conclusão que eu. A série retrata a realidade da sociedade brasileira. Para quem não viu vou fazer um pequeno “spoiler” para lhe ajudar a compreender o comparativo que vou fazer.

     

    O enredo retrata uma sociedade dividida entre dois mundos. O continente, onde só há pobreza, violência, falta de oportunidades, falta de infraestrutura. No Mar Alto, é justamente o contrário: riqueza, abundância de alimentos, segurança, lazer, oportunidade para todos. Todos os anos, a comunidade evoluída  abre uma “oportunidade” para jovens com 20 anos do continente terem chance de chegar ao Mar Alto, através de um processo. O processo reúne provas que testam a inteligência, capacidade física e psicológica dos jovens segregados que passam a vida inteira se preparando para passar no processo e ter uma vida melhor. Apenas 3% de todos eles, ganham o direito de viver no Mar Alto, sozinhos, sem pai, mãe, filhos, irmãos ….Não se avalia o caráter nesse processo. Alguns jovens revoltados por não passarem no teste, se revoltam contra o processo e se alinham com a “Causa” que tem por objetivo acabar com o processo. Ah, existe também a “milícia” que é aliada ao Sistema de Segurança do Mar Alto no combate a Causa (só isso explicaria a semelhança com a vida real atual do Brasil).

     

    Mas as semelhanças com nossa sociedade tem caráter mais histórico e profundo. Ou não temos uma sociedade dividida entre aqueles que foram escolhidos para tudo ter, sem necessariamente ter merecido. E aqueles que desde sempre enfrentam os desafios diários da falta de tudo.

     

    No continente real do Brasil, milhões de brasileiros vivem a margem do que garantiria nossa Constituição, sem educação, sem saúde, sem infraestrutura, sem oportunidades.

     

    Enquanto isso, no nosso Mar Alto, uma casta acostumada a ter tudo, quase sempre de mão beijada, beneficiada desde os tempos da coroa, usufrui do que temos de melhor.

     

    Nosso Processo, nada mais é do que as provas que nossas crianças e jovens têm que superar desde a escola sucateada na primeira infância, professores desmotivados e estrutura precária no ensino médio e a necessidade de trabalhar o dia todo e estudar a noite, para aqueles que conseguem acessar uma universidade pública ou privada.

     

    A Causa no Brasil real, é formada em parte, pelo jovens que não conseguem vencer nosso processo, seguem a margem da sociedade, se revoltam e passam a delinquir contra o tal processo e contra os integrantes do Mar Alto.

     

    E a nossa milícia, essa é igualzinha a deles.

     

    A 3% da Netflix é igualzinha a nossa realidade.

    Neste artigo

  • Participe da conversa