• São João de Conde valoriza cultura local e vira opção na Grande João Pessoa

    A última noite de programação do São João Cultural 2018 de Conde, na Praça Pedro Alves, no centro da cidade, foi regada a muito forró,...

    A última noite de programação do São João Cultural 2018 de Conde, na Praça Pedro Alves, no centro da cidade, foi regada a muito forró, famílias nas ruas e um público que compareceu à festa para curtir os shows das bandas Filhos do Forró, Boikará e o Forró Caçuá. O evento que encerrou os festejos neste domingo (24), é realizado pela Prefeitura de Conde e vem com o tema ‘Forró, Patrimônio Cultural Brasileiro’, reforçando a valorização e resgate da cultura nordestina.

    De acordo com a assessora Cultural, Rejane Nóbrega, o saldo da festa é bastante positivo. “Estamos realizando um São João lindo, valorizando a cultura local, mesclando os ritmos e trazendo para a população de Conde, uma festa tranquila, segura e saudável. Encerramos estes três dias de festa com um saldo bastante positivo”, comemorou.

    O Coordenador de Cultura, Marcos Antônio reforçou que o Conde está realizando um evento para toda a população. “O Conde mostrou que sabe fazer São João, respeitando a cultura popular, trazendo as nossas riquezas culturais, respeitando o nosso forró pé-de-serra em uma festa para o povo com crianças na rua, famílias se divertindo, tudo em clima de muita paz”, reforçou.

    A festa começou logo cedinho, às 15h, no Pavilhão Cultural, com as apresentações do Trio de Forró Pérolas do Nordeste, do Grupo Parafolclórico Jacoca, que trouxe o coco de roda e o xaxado e a Ciranda da Alegria, do Assentamento Dona Antônia. Em seguida, o cantor escurinho animou o Pavilhão com muito forró, contagiando a população que participou ativamente da festa.

    No palco principal, quem abriu os shows foi a banda Filhos do Forró, que trouxe um repertório bem diversificado mesclando Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Amazan, entre outros nomes do forró nordestino. Em seguida foi a vez do Grupo Boikará se apresentar no palco contagiando o público com muita alegria. O grupo é do município de Conde e faz parte da política de valorização dos artistas locais.

    O encerramento dos festejos juninos no centro de Conde ficou com a banda Forró Caçuá que trouxe sucessos autorais e também de vários artistas conhecidos do público. O Forró Caçuá tem três CDs e um DVD gravado e é formado pelos irmãos João Batista, José Nildo e Damião com os amigos Valdemir Júnior e Vinícius. “É um imenso prazer participar do São João de Conde. A prefeita Márcia está de parabéns em realizar um evento que valoriza o nosso forró tradicional e o público muito acolhedor, dançou bastante ao som de nossas músicas”, destacou Damião Moreno, sanfoneiro e vocalista do Forró Caçuá.

    Os comerciantes também comemoraram os três dias de festa no centro da cidade. “Geralmente, fecho meu estabelecimento por volta das 22h e durante a festa na Praça, fiquei funcionando até mais tarde e tive um bom retorno nas vendas. Quero parabenizar a organização da festa, que também se preocupou com o comércio local”, ressaltou o comerciante Renato Oliveira.

    A Prefeita Márcia Lucena comemorou a boa participação da população na festa, destacando a importância desse novo modelo de festejo na cidade. “Estamos reorganizando nossos eventos, fizemos com o carnaval, mesclando todos os ritmos, do coco de roda ao axé e estamos trabalhando os festejos junino, valorizando o forró pé-de-serra, a cultura local, as nossas quadrilhas juninas e criando um espaço onde todas as famílias possam sair de suas casas e se divertirem, seja no parque de diversões, na praça ou conhecendo a feitinha de artesanato. Hoje a população tem um evento de qualidade, com segurança e tranquilidade.” Disse a prefeita.

    No dia 28 de junho, véspera de São Pedro, os festejos serão realizados na Colônia de Pescadores Z9 em Jacumã, a partir das 21h, com o grupo Boikará.

    Neste artigo

  • Participe da conversa